Principais funções das Proteínas nos esporte


Principais funções das Proteínas nos esportes

A principal função das proteínas no organismo humano consiste na produção de tecidos estruturais, tais como músculos e tendões, bem como a produção de compostos químicos fundamentais para o funcionamento geral do organismo, como por exemplo, as enzimas, as células do sistema imunológico, dentre outras.

Porém, em determinadas situações, as proteínas podem ser utilizadas como fonte de energia, apesar de essa não ser sua principal função. Isso pode ocorrer em atividades físicas muito prolongadas e intensas, como por exemplo, durante Maratonas de 42 Km, Triátlons, etc... Consequentemente, essa utilização de proteínas como fonte de energia pode trazer efeitos colaterais para os atletas, como por exemplo, quadros de desidratação, acúmulo de substâncias tóxicas na corrente sanguínea, dentre outros.

É/ importante ressaltar que, quanto mais “abastecido” de carboidratos o atleta estiver, menor será a sua necessidade de “apelar” para as proteínas em busca de energia. Desta forma, novamente se reforça a importância de se consumir carboidratos antes da prática de exercícios. Onde encontrar as proteínas: Carne bovina, aves, peixes, ovos, leite e produtos lácteos (iogurtes, queijos...), e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha). 

As proteínas atuam diretamente na regulação da qualidade ácido básica dos líquidos corporais. A função de tamponamento é importante quando são formadas grandes quantidades de metabólitos ácidos durante uma atividade física intensa. Estas moléculas são essenciais também para a ação muscular.

5 principais funções das proteínas

O consumo da quantidade adequada de proteínas pode ser realizado através da alimentação normal e variada, os suplementos alimentares fontes de proteínas são uma forma prática e segura de adequar suas ingestões quando for necessário, em especial para suprir as demandas aumentadas de um atleta em treinamento e competição.

O horário para consumo das proteínas e seu tipo é parte de um programa de alimentar e tem por objetivo principal melhorar a recuperação muscular. As proteínas são consumidas por praticantes de atividade física objetivando:

Promover construção muscular

Os aminoácidos em especial os aminoácidos essenciais são usados pelo organismo para recuperar o tecido muscular de micro lesões causadas pelo exercício.

Proporcionar condição de anabolismo ao organismo

Através das proteínas e também do contexto da dieta nosso organismo encontra nutrientes para fomentar reações bioquímicas que resultarão em aumento do volume muscular.

Aumentar a temperatura corporal

Ao calcular as necessidades energéticas de um indivíduo devemos considerar o efeito térmico dos alimentos, ou seja, quanto de energia nosso organismo gasta no processo de digestão e absorção dos alimentos consumidos via dieta. As proteínas possuem efeito térmico pronunciado dentre os alimentos. Ou seja, as proteínas fazem nosso organismo gastar mais calorias no processo de digestão.

As proteínas promovem saciedade

Os alimentos após serem consumidos resultam em sensação de saciedade, o indivíduo sente-se satisfeito por mais tempo quando consumida uma dieta com maior concentração de proteínas. Uma dieta rica em proteínas é uma boa estratégia para quem está buscando redução de peso e vive sentindo fome.

Mantém os níveis de insulina reduzidos na corrente sanguínea

Os carboidratos são responsáveis pela liberação de glicose na circulação sanguínea. Quando há uma grande quantidade de glicose circulante ocorre a liberação de insulina pelo pâncreas e assim a glicose é levada para célula e transformada em energia, o problema é que nos momentos em que ingerirmos nutrientes em excesso ocorre a conversão dos nutrientes em gordura.

Quando combinados numa refeição alimentos fonte de carboidratos e proteínas, haverá menor liberação de insulina e por isso o risco de conversão dos nutrientes em gordura é menor.

Função das proteínas na prática esportiva

O assunto “proteínas” tem ganhado bastante destaque nas últimas décadas por serem fundamentais no reparo de micro lesões musculares provocadas pela prática esportiva. Essas necessidades são determinadas por aspectos como tipo de exercício praticado, sua intensidade, duração e frequência, não havendo influencia em relação a diferenças quanto ao sexo. 

Indivíduos praticantes de exercício de força necessitam de maior quantidade de proteínas em comparação aqueles que praticam exercícios de resistência. Os exercícios de força para aqueles que têm por objetivo aumento de massa muscular, sugere-se a ingestão de 1,6 a 2,0 gramas por quilo de peso, por dia. Já os praticantes de exercício de resistência calculam-se 1,2 a 1,6gr de proteínas por kg de peso.

Comentários